quinta-feira, 1 de abril de 2010

Feliz Páscoa

Feliz Páscoa, que este final de semana prolongado sirva para o renascimento de idéias e ideais.
Volto na segunda-feira com mais novidades, comentários e opiniões.
Estou gostando da experiência do Blog.

Política do Pirão com Chopp?

Veja bem valor de um Governador para os municípios e regiões das quais estes são oriundos. Não se pode negar que o município de Joinville foi amplamente beneficiado com obras e melhorias durante estes últimos 7 anos de governo LHS. Foi assim no governo Pedro Ivo, bem como Florianópolis recebeu inúmeras obras nos governos Amin e Paulo Afonso e mais a região Oeste no governo Casildo, e o Vale do Itajaí, no governo Kleinubing. Agora, recentemente, região do Meio Oeste sentiu este gostinho na interinidade do deputado Jorginho Melo, assim como a região Oeste está sendo beneficiada com a interinidade do deputado Gelson Merísio. Itajaí e Balneário Camboriu também sentirão estes efeitos na pele, ou nas ruas, nos próximos meses de governo Pavan.
Por isto, os futuros candidatos ao governo buscam agora o apoio incondicional das suas basas, suas regiões: Eduardo, no Sul; Ângela e Ideli, na Capital; Colombo, na Serra e meio-oeste; Pavan, no litoral e na Foz do Rio Itajaí.
As demais regiões como o Oeste e Norte certamente também estarão representadas na chapa majoritária de cada partido. Eis alguns candidatos: João Rodrigues, Hugo Biehl, Vignhatti, do Oeste; Luiz Henrique, Udo Doeller e Paulo Bauer, do Norte; e mais João Matos, do Alto Vale; Paulo Afonso, da Capital. O fato é que as chapas ao governo do Estado sempre buscam a melhor e maior representação estadual. Assim, regiões sempre ajudam os candidatos locais.
Caberá agora aos partidos, nos próximos meses, definirem quais serão as melhores composições da chapa majoritária para garantir a vitória no dia 3 de Outubro. Assim com existiu por muito tempo a política do "Café com Leite" (MG e SP), aqui no Estado frequentemente temos a política do "Pirão com Chopp" (Capital e Norte). Você aposta em que região na cabeça de chapa este ano?

quarta-feira, 31 de março de 2010

EM DISCURSO, DILMA EXALTA LULA

EM DISCURSO, DILMA EXALTA LULA E O CHAMA DE “SENHOR” 28 VEZES

Reinaldo Azevedo postou também trechos do discurso da Dilma. Veja

SAÍDA DE SERRA DO GOVERNO DE SP

DISCURSO QUE MARCA A SAÍDA DE SERRA DO GOVERNO DE SP

Direto do Blog de jornalista Reinaldo Azevedo, a íntegra do discurso de Serra, ao renunciar ao mandato e assumir a candidatura à Presidência da República.

Requião


Na foto: Eduardo, Simon, Requião e Luiz Henrique

Depois daquele carnaval todo na Assembleia e o lançamento de candidatura própria do PMDB, o governador Roberto Requião renunciou ao cargo e disse ontem que é candidato ao Senado.
Assim PMDB vai mesmo com Dilma.

Desafio

O Twitter já pode ser considerado hoje uma ferramenta eleitoral. Diante disto e da percepção de que todos os principais candidatos ao governo do Estado de Santa Catarina utilizam esta ferramenta, lancei um desafio:

Quero um Plano de Governo em 140 caracteres.O que o Sr vai fazer como governador?

Estou aguardando as respostas criativas e comprometidas. Depois darei divulgação neste Blog.

terça-feira, 30 de março de 2010

Lembrar é Preciso


Neste 31 de março, 90°dia do ano, devemos lembrar dos absurdos que aconteceram no nosso País por conta de um golpe militar, há 46 anos. Generais, apoiados por muitos políticos que ainda estão por aí, depuseram o presidente da República, João Goulart.
Foram 21 anos de ditadura em nosso País, onde brasileiros viviam sem liberdade de expressão, reprimidos pela censura de um governo autoritário. Não havia eleições diretas, nossos governantes eram indicados por uma junta militar. Havia tortura, assassinatos e sequestros daqueles que se opunham ao governo estabelecido.
Aos mais novos tudo isto parece ficção, coisa de cinema, mas é a mais pura verdade.
Hoje, nos jornais, vamos novamente nos deparar com palavras comuns aos que viveram no período do golpe: LSN - Lei e Segurança Nacional; SNI - Serviço Nacional de Informações; Censura, Ditadura, Repressão, Doi-Codi, AI - Ato Intitucional, etc.
Devemos lembrar também daqueles que lutaram e até morreram na luta pelo estado democrático. Foram eles que nos devolveram a liberdade de pensar e agir conforme nossas consciências, de acordo com os nossos princípios. Ditadura Nunca Mais. Que esta tarja preta da censura seja banida para sempre do nosso País. "liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós..."

Liberdade, justiça social e ética


Foto: Paulo Arenhart

Despreocupados com o quadro político atual, estes meninos são o futuro do nosso País. É neles que devemos pensar,é por eles que devemos trabalhar e respeitar as Leis. Liberdade, justiça social e ética, só isto que precisamos..

MP é brecha da lei?

As Medidas Provisórias editadas pelo governo certamente sofrerão sérias discussões judiciais, principalmente junto à Justiça Eleitoral. Há várias interpretações sobre a edição das MPs há dois dias do prazo eleitoral, estendendo por 60 dias o prazo de aprovação de projetos que concedem benefícios aos servidores públicos. A rigor, a lei dos 6 meses foi criada para que os atos de governo não tivessem repercussões eleitoreiras. Com a MP, este prazo foi reduzido para 4 meses, apenas um "mês antes das convenções partidárias. O tema é polêmico.

Posse dos Concursados da Assembléia

Os 58 novos concursados da Assembléia Legislativa tomam posse na próxima segunda-feira, às 9h00, em solenidade no Plenarinho. Entre eles 7 jornalistas.
O contrato com a empresa Primer encerra no dia 30 de abril. Nova licitação já está em curso. Os funcionários terceirizados receberão o aviso prévio ainda nesta semana. Jornalistas não serão recontratados.Licitação prevê apenas equipamento e pessoal técnico.

Chiodini faz despedida

Deputado Carlos Chiodini despede-se hoje da Assembéia Legislativa. Foram 7 meses de mandato exercido com dedicação e trabalho por Jaraguá do Sul e região. Trata-se de um jovem deputado, com apenas 28 anos, que tem a representatividade da juventude que age com ética e idealismo. Chiodini tem boas chances de voltar ao Parlamento no próximo ano, tem o apoio da classe empresarial de Jaraguá e dos jaraguenses. Desejo boa sorte ao deputado com quem tive o prazer de conviver na Assembléia Legislativa.

Ponticelli reage

O deputado Juarez Ponticelli, do PP, concede entrevista à imprensa neste momento e mostra-se indignado com a ação do governo na questão dos projetos que agora viram MPs. "O governo está sendo irresponsável, criando uma armadilha para o próximo governador, que assume em janeiro de 2011".

Merísio atua

O governador em exercício Gelson Merísio achou uma saída para que os 12 projetos encaminhados pelo governo não fossem analisados de afogadilho pela Assembleia. Estará às 15h00 na Assembléia para retirar os projetos do Legislativo e assinar 12 Medidas Provisórias de mesmo teor dos projetos. Com esta manobra, respaldada juridicamente, os deputados terão mais 60 dias para apreciar as matérias.

Hora das Obras

Nesta quarta-feira, 10h30, os prefeitos irmãos, Dário e Djalma Berger, inauguram a nova ponte sobre o Rio Araújo, na Beira-mar de São José. Sem candidatura ao governo do Estado, as ações do prefeito Dário serão voltadas agora às obras de infraestrutura necessárias para a capital. Torcemos por isto. "... ele ainda tem muito trabalho pela frente...", dizia seu jingle de campanha.

VIRGULA

EM TEMPO DE APROVAÇÃO DE PROJETOS IMPORTANTES, ATENÇÃO PARA A MENSAGEM DA ABI

VIRGULA

Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.
Não espere..

Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.

Pode criar heróis..
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.

Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.

A vírgula pode condenar ou salvar.
Não tenha clemência!
Não, tenha clemência!

Uma vírgula muda tudo.

ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.

Afogadilho, "o retorno"

Parece que os deputados não aprendem as lições que lhes são impostas no decorrer do mandato. No final do ano passado aprovaram uma série de projetos num único dia. Muitos deles com sérios problemas e alguns com pegadinhas que deram muitas dores de cabeça. Pois agora está ocorrendo a mesma situação. São 12 projetos complexos, para aprovação em apenas 2 dias. A maioria deles concede benefícios a alguns poucos funcionários públicos da área de segurança e polícia militar. Projetos claramente eleitoreiros que colocam os deputados numa saia justíssima. São obrigados a aprovar para não ficarem "mal na foto" em ano eleitoral. Como o ano passado, todos os projetos deverão ser aprovados até a próxima quinta-feira.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Rose Candidata

Segundo o twitter do jornalista Colombo, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Florianópolis, a secretária Rose Berger também já prepara seu desembarque do governo municipal. É candidata a deputada Estadual.

Desencompatiblizações

Quarta-feira, dia 31, deve ser o dia das desencompatibilizações em massa dos cargos do Poder Executivo. No governo de Santa Catarina, alguns secretários já renunciaram, como Mauro Mariani, Dado Cherem, Antônio Gavazzoni, José Ascari e Paulo Bauer. Na quarta desembarcam Onofre Agostini, Antônio Cerom, Murilo Flores, Cacá Pavanelo, Carmem Zanotto, Gilmar Knaesel, Maurício Skudlark, Valdir Cobalchini, Ronaldo Benedet, Gelson Sorgato e Ivo Carminatti.
Da estrutura principal do governo LHS, apenas os Secretários Derly Massaud e Vinícius Lumertz, devem permanecer no governo, pois não são candidatos.

O governador Pavan chega no sábado de sua viagem ao exterior e já na segunda-feira começa a recompor a estrutura de governo, com o seu perfil. A expectativa é grande.

Pesquisas

A expectativa nos meios políticos agora está centrada nas pesquisas de opinião pública. Qual será o primeiro veículo a realizar uma pesquisa séria, depois do dia 3 de abril, para termos uma definição melhor do quadro eleitoral? O último Ibope feito em SC, foi nas eleições municipais, em 2008.

Pesquisas

Data Folha

São Paulo

Geraldo Alckmin, PSDB, 53%
Eduardo Suplicy, 19% ou (Mercadante 13%)
Celso Russomano, PP, 10%
Fábio Feldmann, PV, 3%
Ivan Valente, PSOL, 1%

Pesquisas

Rio
Vox Populi

Governador
Sérgio Cabral, PMDB, 38%;
Garotinho, PR, 20%;
Fernando Gabeira, PV, 18%.

Senador
Marcelo Crivella, PRB, 37%;
Cesar Maia, DEM, 31%;
Benedita da Silva, PT, 31%.

A semana

A semana começa quente. Leonel Pavan, Gelson Merísio e Eduardo Moreira devem ser os protagonistas. Um no exterior como Governador, o outro assumindo o governo na maior saia justa, com posição contrária ao pacote de projetos enviados à Assembléia na semana pasada e com o DEM fora da base de apoio, e Eduardo com os louros da vitória nas prévias, feliz da vida e partindo para as negociações.
Para não ficar para trás, as candidatas Angela Amin e Ideli Salvatti, e mais o senador Raimundo Colombo, serão empurrados para a campanha eleitoral que na verdade já começou. Todos os candidatos, a partir desta semana terão que criar fatos, debater idéias, mostrar a cara.
A posição de cada um nas próximas pesquisas é que determinará o rumo das eleições em pouco mais de 6 meses.

domingo, 28 de março de 2010

Um Blog necessário

Abre-se aqui um novo espaço para o debate crítico e informativo das movimentação e dos bastidores da política catarinense e brasileira. Este Blog tem o propósito de colaborar com opiniões e idéias sobre o cotidiano político.
Acompanhe aqui diariamente as informações, repercussões e opiniões sobre os fatos do dia-a-dia no cenário político estadual e nacional.
Atenciosamente,
Paulo Arenhart
Coordenador de Conteúdo do Blog