terça-feira, 26 de novembro de 2013

PAUTA ELEITORAL

Vela, com o Dudu, na Lagoa da Conceição
Os JASC - Jogos Abertos de Santa Catarina- expõem as deficiências e a falta de apoio ao esporte em nosso Estado. Sem pistas de atletismo, sem piscinas, sem ginásios, sem centros de formação de atletas, estamos sem nada!
Uma vez por ano algumas dúzias de abnegados se reúnem para disputar o JASC, que hoje já não revela mais atletas competitivos. É só mais uma festa, com ampla cobertura da imprensa, que também não questiona nada, recebe seu quinhão do Estado e cala.
Afinal, onde temos centros de desenvolvimento e treinamentro de atletas em Florianópolis, em Blumenau, em Joinville, em Chapecó, em Criciúma? Não temos. 
A UFSC praticamente fechou. O departamento de Educação Física da universidade abandonou a pista, as quadras, os ginásios, os programas. Abandonou tudo. Mas isto também ninguém mais questiona.
Governo do estado e as prefeituras  apoiam eventos como o  Iron Man, corridas, maratonas e regatas milionárias, mas não investem nada em formação, em atletismo, remo, natação, basquete, volei, futsal, handebol, tiro, esportes olímpicos em geral.
Falta gestão no esporte. Falta planejamento de curto,  médio e longo prazo. Falta investimento focado na geração de atletas. Chega de eventos!
Um governo seja ele estadual ou municipal, que apenas patrocina eventos, sem apoiar crianças e jovens no desenvolvimento do esporte, é um desgoverno, um governo de meleca.
A função do Estado não é patrocinar eventos, sejam eles de esporte ou cultura. Isto tem que mudar.É preciso apoiar formação, o treinamento, a produção e a circulação.
As políticas públicas de esporte e cultura em Santa Catarina trabalham sempre voltadas ao turismo, com uma visão pequena, tupiniquim, com a pressão mercado hoteleiro. Eventos só eventos, cada vez mais eventos!
Em função disto é urgente, muito urgente, a desvinculação do Esporte e da Cultura, da Secretaria que só pensa em Turismo.
Esta deve ser uma bandeira importante na pauta eleitoral de 2014.