quarta-feira, 4 de agosto de 2010

CULTURA É PRIORIDADE

CULTURA É PRIORIDADE
- Artigo publicado no Diário Catarinense de 04/08/2010

Ano eleitoral, tempo de prestar atenção nas propostas dos candidatos para o setor cultural. Não podemos negar os avanços dos governos FHC e Lula nesta área, mas há ainda muito a fazer. As novas políticas culturais não foram suficientes para romper as amarras da centralização dos recursos no eixo Rio-São Paulo. A região Sul não tem a atenção que merece e continua carente de recursos e ações nesta direção.

Nos estados, as coisas parecem muito piores. Os candidatos aos governos priorizam sempre, nas campanhas eleitorais, os setores apontados pelas pesquisas: saúde, segurança e geração de empregos. Depois vem a educação, obras de infra-estrutura, saneamento básico, meio ambiente, etc. Infelizmente as propostas culturais estão sempre no último plano, nas últimas páginas dos programas de governo. É preciso reverter esta ordem e acreditarmos mais no poder transformador que a arte e a cultura exercem no desenvolvimento de uma sociedade.

Precisamos ficar atentos ao decorrer das campanhas eleitorais e de olhos abertos para as propostas dos candidatos para a área cultural. A definição de um percentual fixo do orçamento para a Cultura; a descentralização dos recursos; a criação de uma Secretaria de Cultura específica em Santa Catarina, desvinculada do esporte e do turismo; a exigência de Secretarias de Cultura também nos Municípios; maior valorização ao Conselho Estadual de Cultura, para que tenha uma atuação forte e independente, gerindo a política cultural do Estado sem interferências político/partidárias; a total distribuição de recursos através de editais públicos e democráticos; a valorização da arte em todos os setores e por fim, medidas concretas de preservação do nosso patrimônio histórico. Estas continuam sendo as principais bandeiras do setor cultural. Não podemos esperar mais, cultura também é prioridade.

Paulo Arenhart
Jornalista
Ex- Secretario de Cultura e Comunicação Social do Estado de SC
Ex- Diretor Geral da FCC e Presidente do Conselho Estadual de Cultura
Professor da Faculdade Estácio de Sá