sábado, 23 de outubro de 2010

Panorama 23 e 24.10.10

Pesquisa do IBGE mostra que o setor de turismo cresceu mais, em termos percentuais, do que a economia brasileira entre 2003 e 2007. O percentual de avanço foi de 22%, ante os 19,3% da economia como um todo.

Entrevista

Doreni Caramori Júnior - Presidente da ACIF

Doreni Caramori Júnior preside a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, entidade que reúne 2,3 mil associados. Formado em Administração de Empresas e em Direto, com pós-graduação em Matemática e Finanças Aplicadas, nos negócios é sócio do Grupo All (de entretenimento), da Locus (business center) e da Blue Ticket (comércio eletrônico). Caramori falou ao Panorama sobre o crescimento da economia e as expectativas do setor com junto ao novo Governador Raimundo Colombo.

Panorama - Qual o balanço que o senhor faz de 2010?

Caramori – O ano de 2010 foi importante para comprovar o fortalecimento da economia brasileira. Esse ano, mesmo com a eleição para presidente ainda indefinida, o ambiente econômico segue em ritmo normal, reflexo da maturidade dos empresários e do fortalecimento do mercado interno. O maior poder de consumo da classe C vem permitindo a expansão de setores como os de alimentos e eletrodomésticos e tornando o País mais seguro diante de crises externas. Prova disso é que o dólar segue desvalorizado, o que prejudica os exportadores, e ainda assim há a expectativa do PIB crescer 5%.


P - Quando foi sabatinado pela Acif, Raimundo Colombo disse que iria construir um plano de governo ouvindo as entidades. Qual a expectativa em relação a isto?

Caramori - Estou confiante que o governador eleito terá uma boa interlocução com as entidades representativas do setor produtivo, com resultados positivos para todos: os empreendedores terão um canal aberto para defender os investimentos necessários para resolver os gargalos que impedem o crescimento socioeconômico do Estado, e o Governo terá informações balizadas, de pessoas que vivenciam as dificuldades diariamente e podem apresentar soluções coerentes com a realidade.

P - As cinco prioridades da Acif expostas aos candidatos são reforma tributária, segurança pública, educação, saneamento e infraestrutura. O que deve ser resolvido primeiro?

Caramori – Esses temas estão intimamente relacionados. Veja a questão da segurança pública: o aumento da criminalidade, especialmente na Grande Florianópolis, está relacionado ao tráfico de drogas, que por sua vez é resultado da falta de ações mais incisivas em relação à educação e à geração de renda para as camadas mais carentes da população. Com a reforma tributária, novos postos de trabalho serão criados. Então, ao sistematizar as demandas apontadas em pesquisa realizada junto aos 2,3 mil associados da Acif, não tivemos a intenção de delimitar uma “ordem de fatores” e, sim, apontar quais as medidas que esperamos espera ver implementadas.

P – Qual a expectativa da Acif para o ano de 2011?

Caramori - Seja qual for o resultado da eleição presidencial, não há indicativos que haverá mudanças drásticas na condução econômica do país, o que tranqüiliza a todos. O Brasil deverá manter a linha ascendente de crescimento e as desigualdades tendem a diminuir. No entanto, se torna cada vez mais imperativo que sejam realizadas as reformas tributária, política e previdenciária. E vamos continuar atuando de maneira prepositiva neste sentido.


BNDES

O BNDES colocou mais de 20 técnicos para cuidar dos projetos dos estádios da Copa do Mundo. Segundo levantamento do jornal Valor Econômico, deste final de semana, o Banco já liberou mais de 2,2 bilhões para reformas e construções de 6 estádios. Outro montante, ainda maior, poderá ser efetivado nas obras de outros 6 estádios onde a bola da copa irá rolar em 2014. São quase 5 bilhões de investimentos em arenas esportivas.

Hidrelétrica

A Fatma realizou, nesta semana, as Audiências Públicas para instalação da Usina Hidrelétrica São Roque. A UHE será instalada no Rio Canoas (SC), entre os municípios de Vargem e São José do Cerrito. Os estudos de viabilidade do empreendimento estão sendo elaborados pela Desenvix. A UHE terá capacidade de gerar 145 megawatts e seu reservatório atinge os municípios de Brunópolis, Curitibanos, Frei Rogério, São José do Cerrito e Vargem.

Junior Achievement

A Junior Achievement, uma iniciativa mundial em favor do empreendedorismo juvenil, já conseguiu superar em 50% os resultados do ano passado em Santa Catarina – saltando de 20.200 para 30.100 jovens beneficiados por seus programas. As empresas e instituições de maior participação foram SENAI, SENAC, Unimed Grande Fpolis e Grupo Conex. A RIC Record é mantenedora da Junior Achievement no estado.


Banco 1

Rede Lotérica de Joinville e região, passa a atuar na comercialização de produtos bancários da CEF a partir de terça-feira (26/10). As 26 casas lotéricas participantes do projeto piloto terão pessoas habilitadas a apresentar e finalizar operações diretamente com o cliente. Dentre os produtos estão conta corrente, cheque especial, cartão de crédito, empréstimos bancários, entre outros.

Banco 2

Antecedendo essa ação, a área de loterias promove neste domingo, a partir das 09h30, encontro do Grupo de Desenvolvimento Negocial da Rede Lotérica. O evento, que será realizado no Arena Club em Joinville, tem na agenda treinamento motivacional e de atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário