sábado, 9 de outubro de 2010

Panorama 09 e 10.10.10

Entrevista



Bruno Breithaup
Presidente da Fecomécio


O Atual presidente do Sistema Fecomércio de Santa Catarina, que engloba as estruturas do Sesc e do Senac, e Diretor da Comércio e Indústria Breithaupt S/A., Bruno Breithaupt, falou ao Panorama sobre as expectativas do setor para o futuro.

1. Panorama - Quais são as perspectivas para 2011?
BRUNO BREITHAUPT - A manutenção do crescimento do emprego e da renda, além das condições favoráveis de concessão de crédito tem sustentado a elevada confiança dos consumidores e trazem perspectivas favoráveis para a economia no próximo ano.

2. P - O senhor tem defendido a criação de um Prodec Comercial. Como seria isto?
BB - Diferente de outros segmentos da economia, que têm acesso ao BNDES, ao FAT e a créditos externos, o comércio não tem as mesmas facilidades, o que o torna mais dependente do financiamento bancário. É pauta urgente, portanto, criar um programa específico para o desenvolvimento das empresas do Comércio, o PRODEC do Comércio, como também aumentar as linhas de crédito para micro e pequenas empresas dos mais diversificados setores do comércio, serviços e turismo. É preciso desenvolver novos
instrumentos de transferência e de neutralização de riscos que permitam que o crédito alcance os pequenos empresários.


3. P - Qual a agenda do setor do comércio para o primeiro encontro com o governador eleito, Raimundo Colombo?
BB - A principal bandeira é a importância de um projeto comercial. Queremos que existam incentivos governamentais para as proposições do setor de comércio de bens, serviços e turismo. Além disso, queremos discutir uma agenda para o desenvolvimento de Santa Catarina. A questão tributária também consta na pauta diária do debate. A atual legislação ainda é complexa, o que afeta o crescimento das empresas.


4. P - O senhor tem falado também na urgência da reforma das leis trabalhistas. O que precisa ser mudado?
BB - É preciso reduzir os custos de contratação, aumentar o poder das negociações entre sindicatos laborais e patronais, a fim de criar contratos de trabalhos específicos para cada tipo de atividade, revisar as regras rescisórias e terminar com a legislação que permite pisos salariais regionais.

5. P - Qual a proposta do setor para a reforma tributária?
BB - Os altos juros praticados no País, liderados pela taxa Selic, os spreads bancários elevados, somados à complexa legislação fiscal são, com freqüência, barreiras a conter o desenvolvimento das atividades mercantis. São fatores não gerenciáveis do setor produtivo e que requerem maior empenho e responsabilidade por parte do poder público e que encarecem o investimento no Brasil e dificultam o crescimento do País.


Infelizmente

Quando o debate é sério, as propostas são claras e objetivas, nenhum Prefeito, Secretário, ou Diretor de órgão público comparece aos eventos, como o Simpósio de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo realizado na Fiesc, promovido pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura/SC. Mas se o convite for para viajar com dinheiro público até Medelin, na Colombia ou até Copenhague, na Dinamarca, para conhecerem os projetos de urbanismo daquelas cidades, estes são os primeiros a se apresentarem.

Acupuntura

A AsBEA – Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura, liderada pelo arquiteto Giovanni Bonetti, está desenvolvendo um projeto para Florianópolis chamado de “Acupuntura Urbana”. Trata-se do desenvolvimento de propostas de pequenas intervenções urbanas em espaços públicos voltadas não somente ao conceito do paisagismo, mas principalmente aos conceitos de sustentabilidade com inclusão social.




Ice Wine

Dito e feito, será lançado oficialmente neste dia 10.10.10, às 10h 10’e 10” pela Internet, o primeiro IceWine brasileiro, da vinícola Pericó. O icewine foi cultivado a 1.300 m de altitude, em São Joaquim, Santa Catarina, um projeto inovador, onde foram colhidas uvas congeladas a -7,5 °C no amanhecer de 4 e 12 de junho de 2009, para elaborar um vinho raro e genuinamente brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário